Já conhece a tecnologia de revestimentos antiaderentes? Ainda não, então confira no artigo!

A tecnologia de revestimentos antiaderentes já é bastante utilizada em inúmeros tipos de aplicações em superfícies, produtos, etc.

Muitas pessoas já conhecem esse tipo de tecnologia, mas ainda não têm muito conhecimento sobre as vantagens de utilizá-lo em suas aplicações, e foi justamente por esse motivo que nós da BT Gravações resolvemos criar este artigo, para que você conheça algumas das vantagens de utilizar produtos com revestimento antiaderente.

Maior resistência química, a corrosão e a altas temperaturas.

Uma das grandes vantagens de utilizar esse tipo de tecnologia, é que devido a composição dos materiais utilizados nos revestimentos, eles possuem alta resistência química.

Basicamente um revestimento antiaderente é composto por um polímero sintético chamado Politetrafluoroetileno, conhecido por sua abreviação PTFE, isto é, é um material plástico resistente a altas temperaturas e desgaste, estima-se que sua resistência ao calor seja superior a 200°C.

Além disso esse material, o PTFE, é bastante notado por apresentar baixos índices de atrito em relação a materiais sólidos, o que torna a antiaderência uma característica garantida.

Dentro os inúmeros materiais conhecidos na indústria, um dos únicos materiais ou substâncias químicas conhecidas que podem afetar um revestimento antiaderente, são metais alcalinos em estado de fusão e agentes fluorados altamente reativos, no mais, esta solução é praticamente inabalável.

Evita o acumulo ou fixação de resíduos

A característica principal exigida em um revestimento é que ele resista ou evite a fixação de outros materiais ou resíduos em sua superfície, certo?

Bom, neste sentido, é comprovado que os revestimentos antiaderente cumprem seu papel, e isso se deve basicamente ao rápido e completo processo de desmoldagem do material, ou seja, são quase inexistentes as substâncias ou materiais que têm capacidade de se sobrepor e aderir ao revestimento.

Isolante elétrico e condutivo

Esta é uma grande vantagem que não poderíamos deixar passar em branco, isso porque os revestimentos antiaderentes industriais são capazes de oferecer ótimas propriedades isolantes, baixo fator de dissipação e alta resistência superficial.

Ao utilizarmos algumas técnicas específicas, um revestimentos antiaderente pode ser um eletrocondutivo e ainda assim ser utilizado com a função de um antiestático, isso porque sua boa resistência dielétrica o torna um excelente isolante elétrico.

Evita o acúmulo de óleos e substâncias liquidas

Para finalizamos este artigo, vamos falar de só mais uma das vantagens de utilizar revestimentos antiaderentes, lembre-se que existem muitas outras, mas não vamos falar neste artigo para não deixar a leitura cansativa.

Neste sentido, os revestimentos antiaderentes são oleofóbicos e hidrofóbicos, ou melhor dizendo, são resistentes a presença de água, óleo ou qualquer substância líquida.

Deste modo a limpeza torna-se muito mais fácil e simples já que não há a aderência de nenhum tipo de resíduo, seja sólio ou liquido. Em muitos casos podem até mesmo ser auto-limpantes, ou seja, é a opção ideal para que não quer ter dores de cabeça.

Agora vamos ficando por aqui! Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e se quiser saber mais sobre revestimentos antiaderentes, matrizes e gravações químicas em metal, entre em contato com a equipe da BT Gravações ou continue lendo outros artigos aqui do nosso blog.

Comente com Facebook